Índice de Receitas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PÃO DE MILHO






Não é um pão de massa esponjosa e nem delicada, o sabor lembra muito o de uma broa de fubá embora a textura seja diferente. Esse pão de milho tem a massa levemente adocicada e é bem "massudo" e consistente, se você aprecia pães rústicos irá gostar desse, acompanhado de boas xícaras de café ou de chá.Vale a pena experimentá-lo.



Se quiser que o pão fique com o aspecto esbranquiçado como na foto, faça uma pasta com amido de milho (cerca de 1 ou 2 colheres) e vá juntando água aos poucos até ficar na consistência de um creme fluído. Pincele o pão com essa mistura antes de fazer os recortes com a faca e polvilhá-lho com a farinha de milho.

PÃO DE MILHO

Ingredientes:

50 g fermento biológico
5 colheres (sopa) de açúcar
1 / 2 colher (sopa) de sal – ou a gosto
300 ml de leite
2 ovos (médios)
50 ml óleo de milho ou canola
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de milho fina (fubá)
1/ 2 colher (sopa) de sementes de erva-doce



Modo de fazer

Num recipiente grande, misture o fermento com 1 colher do açúcar, mexa com uma colher de pau até que ele fique líquido e dissolvido.
Acrescente então o sal, os ovos ligeiramente batidos, o óleo e o leite (no inverno a ele poderá ser usado ligeiramente aquecido).
Junte a farinha de milho e mexa bem, agora acrescente 2 xícaras da farinha de trigo e passe a massa para uma bancada de trabalho.
Comece a trabalhá-la, fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado.
Acrescente então o restante da farinha, trabalhando a massa e raspando a bancada com a ajuda de uma espátula, não deve ficar muito seca, porém se achar que deve acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo, mas lembre-se, use sempre a cautela!
Sove a massa por cerca de 20 minutos até perceber que ficou bem elástica.
Modele uma bola com a massa. Polvilhe-as com farinha ou unte-as com óleo, cubra bem e deixe crescer até dobrar o volume, vai depender muito da temperatura do dia e da região, contudo é uma massa bem mais pesada que as demais, a minha levou cerca de 1.30 minutos.
Então “abaixe” a massa, pressionando-a com a palma da mão, sobre a bancada polvilhada de farinha ou untada de óleo.
Modele o pão formando uma broa ou um rolinho bem apertado, fechando bem as pontas e afunilando-as.
Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha de milho.
Pincele a superfície do pão com água e polvilhe um pouco de farinha de milho, usando um estilete faça cortes sobre o pão (pode usar uma gilete).
Aguarde crescer (num lugar abrigado do vento) mais uma vez até que a massa dobre novamente o volume.
Aqueça o forno com uns 10 minutos de antecedência.
Asse por uns 20 minutos em temperatura alta depois a reduza e deixe até que o pão fique dourado. Teste batendo nele com os dedos, deve produzir um som oco.
Assim que der para manusear retire-o da assadeira e deixe-o sobre uma grade para que esfrie.

Rende 1 unidade grande ou 2 menores


Sobre a receita

__ Use medidas padronizadas - xícaras de 240ml

__ A farinha de milho usada no pão é o nosso conhecido fubá (use do fino) , já a que foi usada na cobertura do pão é farinha de milho em flocos dessas que usamos em farofas.



Essa receita e fotos pertenciam ao blog Cozinha é Poesia