quinta-feira, 5 de julho de 2012
GELÉIA DE UVA NIÁGARA
Comer uma fatia de pão caseiro com essa geléia é retornar ao jardim das eternas infâncias... Ela é linda e perfumadíssima, o aroma lembra o refresco de vinho que as mães faziam aos domingos para que as crianças não passassem vontade de tomar o vinho dos adultos, e a cor rosada nos traz a delicadeza dos cachos da uva Niágara.
Essa geléia é muito boa e vale a pena pelo menos guardar a receita que vem lá da região de Jundiaí (SP) .
GELÉIA DE UVA NIÁGARA
Ingredientes
500g de uvas rosadas Niágara
300 g de açúcar
1 e 1/2 copo (americano) de água (300 ml)
Modo de fazer
Higienize muito bem as uvas. Solte-as dos cachos e coloque-as numa panela, cubra com a água e leve ao fogo deixando ferver por 10 minutos.
Retire do fogo e amasse-as com uma concha. Passe por peneira com a ajuda das costas de uma colher sem apertar muito para não passar resíduos.
Coloque o líquido obtido numa panela grossa, alta e de preferência com cabo, junte o açúcar mexa para misturar e leve ao fogo.
Quando começar a ferver reduza a chama e vá retirando a espuma que se forma na superfície com a ajuda de uma escumadeira. Cozinhe até o ponto de geléia, cerca de 20 minutos. Quando a geléia começar a cair em gotas pesadas da colher é hora de começar a testar o ponto.
Mantenha um pires no freezer, quando quiser fazer o teste retire o pires do freezer e pingue um pouco da geléia, volte o pires ao freezer por alguns instantes. Retire-o e toque a geléia com o dedo, ela deve enrugar, então estará no ponto certo.
Passe para um vidros esterilizado tampe bem e emborque (coloque de cabeça para baixo) por 20 minutos para formar o vácuo. Desvire o vidro e armazene em lugar abrigado da luz.
Sobre a receita
__Não espere que essa geléia engrosse para verificar o ponto! Quando ela começa a cair em gotas bem pesadas da colher, retire a panela do fogo e comece a testar o ponto.
__Cuidado para não deixar muito tempo cozinhando, ela tem altas quantidades de açúcar e queima facilmente!
Essa receita e foto pertenciam ao blog Cozinha é Poesia
Marcadores:
Cozinha Brasileira,
Geléias e Conservas,
Receitas Doces