quinta-feira, 12 de julho de 2012
GELÉIA DE MAÇÃ
Se você ainda não teve sua própria experiência “fabricando” sua geléia, esse é o momento ideal, porque estamos em plena temporada das maçãs e essa receita é uma das mais fáceis de ser feita.
É uma geléia meio que à moda brasileira, por que as geléias caseiras que costumamos fazer são um pouco diferentes das receitas européias e americanas que exigem um pouco mais de técnica e apuro na execução. Se tivéssemos que classifica-la usaríamos o termo "jam" por que leva um pouco da polpa com fibras da fruta, mas, mesmo dessa maneira “descompromissada” você verá que resultado maravilhoso irá obter com apenas algumas maçãs um pouco de água e açúcar.
GELÉIA DE MAÇÃ
Ingredientes
1 kg de maçãs (vermelhas)
Açúcar – o quanto baste
1 e 1/2 litro de água
Modo de fazer
Higienize muito bem as maçãs lavando-as com uma escovinha, pois serão usadas com a casca.
Corte as maçãs em pedaços médios com a casca, sementes e os cabinhos também. Coloque-as numa panela e junte a água. Leve ao fogo, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 1 hora. Pouquíssima água deverá restar no fundo da panela. Espere amornar e passe tudo por uma peneira de “malha” média apoiada sobre um recipiente. Você obterá uma mistura semi-líquida de suco com resíduos de polpa.
Meça a quantidade obtida e calcule, para cada xícara desse “líquido” a mesma quantidade de açúcar, ou seja para cada 1 xícara (chá) de líquido use 1 xícara (chá) de açúcar e assim por diante.
Tendo já calculado coloque o açúcar e o suco de maçã numa panela de fundo grosso e leve ao fogo. Quando começar a ferver abaixe um pouco e fogo e cozinhe mexendo de vez em quando (cuidado que o resíduo do suco pode grudar no fundo da panela). Vez ou outra retire a espuma que se formam nas bordas da panela e descarte. Comece a testar o ponto quando a geléia começar a cair em gotas bem pesadas da colher.Mantenha um pires no freezer, para testar o ponto afaste a panela do fogo, retire o pires do freezer e pingue um pouco da geléia, volte o pires ao freezer por alguns instantes, logo depois retire-o e toque a geléia com o dedo, se a superfície enrugar e se ao incliná-lo a geléia não escorrer estará pronta!
Se a geléia ainda estiver mole, volte a panela mais um pouco ao fogo e repita o teste novamente depois de alguns minutos.
Mas cuidado! O processo todo é rápido, em torno de 15 ou 20 minutos a geléia fica pronta, não saia de perto! Também não deixe muito tempo cozinhando, caso contrário você obterá uma geléia de textura grudenta (puxa-puxa) ou com gosto de queimado caso a deixe passar do ponto.
Geléia pronta, basta acondicioná-la em vidros devidamente esterilizados e secos.
Sobre a receita
__ Para esterilizar os vidros, ferva-os juntamente com as tampas em uma panela com água e com o fundo forrado com um pano de cozinha. Retire com um pegador (de massas) e deixe-os emborcados sobre um pano seco até que sequem.
__ A geléia deve ser acondicionada nos vidros ainda quente e os vidros devem ser tampados e “emborcados” logo após, para que se forme o vácuo. Desvire-os após 20 minutos. Depois que esfriarem por completo, guarde-os em armários abrigados da luz, para que não haja alteração na coloração da geléia, se bem acondicionada em vidros novos e bem esterilizados a geléia de maçã poderá ser guardada por até um ano.
__ Use medidas padronizadas, xícaras de 240 ml.
Essa receita e fotos pertenciam ao blog Cozinha é Poesia