Índice de Receitas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CANJA DE GALINHA À MODA DA SERRA






Arroz, galinha, azeite, alho, cebola, hortelã, ingredientes simples, mas capazes de confortar a alma e o estômago. Uma boa canja de galinha está na memória gastronomica e na lista de comfort food  de muita gente.


A receita dessa canja  deliciosa e perfumada de azeite e hortelã  vem lá da Serra da Cantareira (SP) daí o nome.Escolha um bom azeite, pois aqui fará diferença não deixe de usar a hortelã fresca que é o diferencial dessa canja e não se preocupe com o tempo que leva para dourar bem os pedaços de galinha, além do sabor eles darão a cor especial dessa simples e saborosa sopa.



CANJA DE GALINHA À MODA DA SERRA

Ingredientes

1 kg de galinha ou frango cortado em pedaços
1 xícara (chá) de arroz
2 e 1/2 litros de água quente (ou o que baste)
1 cebola grande bem picada
6 dentes de alho picados
1 galho grande hortelã
Sal (o que baste)
Azeite (o que baste)

Modo de fazer

Retire a pele dos pedaços de galinha e reserve (deixe sem temperar).
Leve uma panela grande e se possível de fundo grosso ao fogo e deixe aquecer bem. Coloque um pouco de azeite e em seguida junte os pedaços de galinha, frite mexendo sempre até que fique dourado (demora um pouco, mas o resultado compensa). Retire o excesso de azeite se houver e na sequencia acrescente o alho e a cebola picados, frite mais um pouco até murcharem, adicione cerca de 1 litro de água quente, tampe a panela e cozinhe até que a fique bem macio. Com uma escumadeira retire os pedaços de galinha e reserve-os à parte.
Acrescente o arroz à panela e adicione mais um litro de água quente, junte sal e cozinhe mexendo de vez em quando acrescentando o restante da água quente conforme a necessidade. Desosse os pedaços de galinha e junte-os a panela também. Quando o arroz estiver quase pronto junte o galho de hortelã. Termine de cozer deixando o arroz no ponto que mais que gostar. Retire a panela do fogo retire também o galho de hortelã.
Regue a canja com um bom fio de azeite e sirva !



Essa receita e fotos pertenciam ao blog Cozinha é Poesia