Índice de Receitas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

FAROFA DE FEIJÃO-DE-CORDA (feijão-catador)




FAROFA DE FEIJÃO DE-CORDA ou FEIJÃO-CATADOR ?

Breves notas

Feijão-caupi, feijão-de-corda, feijão macassar, feijão-catador são os vários nomes que esse grãozinho querido de muitos aqui na região da Nova Alta Paulista e Mato Grosso do Sul recebe. Para melhor dizer “feijão-catadô” que é a maneira mais popular de chamá-lo. 



A cultura do feijão-de-corda veio da África e foi introduzida aqui no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A entrada da espécie se deu pelo estado da Bahia e se expandiu pelo nordeste brasileiro onde alcançou o cultivo mais expressivo. Hoje em dia ele é cultivado e degustado em várias regiões.

Em Mato Grosso do Sul, a espécie é cultivada em diversos municípios e foi trazida por colonizadores nordestinos que por lá se estabeleceram na década de 50. Como estamos aqui ao extremo oeste do estado de São Paulo é bem fácil de imaginar como foi que a cultura desse feijão chegou por aqui.

Num mês de outubro, há cerca de quatro anos atrás que foi quando cheguei à Nova Alta Paulista a “farofa de feijão-catador” foi um dos primeiros pratos que provei. No entanto o feijão-catador não está nas memórias gustativas de meus avós e nem na de meus pais que nasceram (1945 e 1946) e viveram por muitos anos nessa região. O que prova que a cultura migrou de Mato Grosso do sul recentemente.

Do fim de setembro até o começo de dezembro é possível comprar o feijão-catador bem fresquinho, recém colhido, acondicionado em saquinhos e oferecido nas feiras-livres e nas ruas de diversas cidades dessa região. Muitas vezes comercializado por pequenos agricultores que geralmente vendem o excedente de uma produção quase doméstica.

A farofa de feijão-catador ou feijão-de-corda é sem dúvida a preparação mais popular feita na nossa região com esse grão. Como o feijão é encontrado até dezembro essa farofa também costuma ser o acompanhamento perfeito para a leitoa assada e para o costelão preparações que comparecem tradicionalmente nas reuniões de família e nas mesas de fim de ano da região da Nova Alta Paulista.





FAROFA DE FEIJÃO-DE-CORDA (feijão-catador) 

Ingredientes
500gr de feijão-de-corda - feijão-catador
500gr de carne-seca dessalgada, cozida e picada ou desfiada
1 gomo de lingüiça calabresa defumada, picado
200gr de bacon picado não muito fino
4 ovos cozidos e picados
4 dentes de alho picados - grandes
2 cebolas picadas
2 pimentas dedo-de-moça, sem as sementes e picadas
Sal - apenas para correção
1 maço de cebolinha verde picada - cerca de 2 xícaras (chá)
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de mandioca tipo biju

Modo de fazer

Se o feijão não estiver fresco, deixe-o de molho em água por algumas horas. Depois cozinhe em água com sal, mas cuidando para que não passem do ponto, devem ficar macios, porém firmes. Escorra e despreze a água do cozimento.
Aqueça uma panela grande e frite o bacon até dourar, junte a calabresa e frite mais um pouco. Acrescente o alho a cebola e a pimenta picada.
Frite um pouco, junte a carne seca e continue fritando por mais alguns minutos.
Adicione o feijão escorrido e deixe um pouco mais. Junte a cebolinha picada e retire do fogo, adicione os ovos cozidos e picados e a farinha. Corrija o sal e sirva fria ou morna.

 Essa farofa rende muito, é própria para dias de “festanças",  metade da receita é suficiente para servir 8 pessoas. 

Sobre a receita

.Você poderá fazer a farofa usando o feijão-de-corda fresco ou até mesmo seco, basta deixá-lo um pouco de molho em água antes de cozinhá-lo.

. Use medidas padrão, xícaras de 240 ml


Essa receita, texto e foto pertenciam ao blog “Cozinha é Poesia” e foi postado originalmente em 8 de janeiro de 2009.