Índice de Receitas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DOCE DE LEITE CREMOSO








DOCE DE LEITE CREMOSO - (com amido de milho)


Parece bem pouco original o título que escolhi para esse doce, mas pensando bem, entre as muitas receitas que existem de doce de leite, não são todas que ficam bem cremosas.Há os que ficam crespinhos ou talhadinhos ou em ponto de corte ou ainda há aqueles que a intenção era de que ficassem bem lisinhos, mas sabe se lá por que, mesmo tendo seguido a receita a risca não ficam.



 Há alguns anos atrás essa receita foi repassada durante uma caminhada por uma amiga da minha mãe ( só as mulheres mesmo para cometerem tais torturas...) e  eu já quis logo experimentá-la por que me chamou muito a atenção a presença do amido de milho e do fermento em pó na receita.E foi uma boa surpresa. Esses dois ingredientes fazem toda a diferença, o amido de milho dá uma consistência muito mais cremosa e o fermento em pó o deixa liso e uniforme.

Um dia desses eu aproveitei minha ida ao supermercado e dei uma boa olhada nos rótulos de várias marcas de doce de leite e me surpreendi, pois  a maioria das que lá estavam continham algum espessante na composição. Essa não é uma receita clássica de doce de leite, mas é com certeza muito melhor que certas marcas disponíveis no mercado.


Faça apenas a metade da receita caso deseje somente experimentá-la e não deixe de espiar as observações sobre a receita!


DOCE DE LEITE CREMOSO

Ingredientes

4 litros de leite integral
1 kg de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó – esse que usamos em bolos

Modo de fazer

Escolha uma panela grande e de fundo grosso para fazer o doce.
Dissolva o amido de milho e o fermento em pó em parte do leite frio, cerca de 1 xícara (chá) e reserve.
Coloque o leite restante juntamente com o açúcar na panela, misture bem e leve ao fogo até levantar fervura.
Retire a panela um pouco do fogo e adicione o amido e o fermento dissolvidos no leite reservado. Misture bem e volte a panela ao fogo.
Quando tornar a levantar fervura, retire novamente a panela do fogo. Escolha um pires que seja resistente (porcelana e material plástico não serve) e coloque-o emborcado dentro da panela .
Leve a panela ao fogo, quando começar a ferver outra vez, reduza a chama do fogão.
Quando o doce “amarelar” e encorpar, retire a panela do fogo e com cuidado retire o pires de dentro .
Volte à panela ao fogo e a partir de agora não saia de perto, mexa com frequência, principalmente no final, pois é bem fácil de grudar no fundo.
Quando ele ficar da cor de caramelo estará pronto. O ponto é o mesmo de geléia, o doce deverá cair da colher em franjas bem pesadas.
Lembre-se que ao esfriar ele irá encorpar!
Passe para o recipiente escolhido ou se preferir para vidros bem esterilizados e bem secos.

Ele rende muito bem e depois de frio ou gelado, fica no ponto perfeito para comer de colher ou rechear bolos e tortas.



Sobre a receita

. O pires colocado emborcado dentro da panela evita que o doce derrame ao ferver. Escolha um pires de cerâmica, louça ou desses que são feitos de vidro resistente, só porcelana e plástico não vale. Há quem coloque bolinhas de gude dentro da panela, mas assim eu nuca testei.

. Se desejar colocar o doce de leite em vidros e misturar a outros doces também é possível. Basta intercalar o doce de leite com outro doce da sua escolha, ameixa, amendoim, morango, abóbora...



Essa receita e fotos pertenciam ao blog Cozinha é Poesia