Índice de Receitas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CAJU CRISTALIZADO






CAJU CRISTALIZADO

Essa é uma boa maneira de conservar o caju caso você tenha a boa sorte de conseguir uma boa quantidade deles. Eles não ficam macios e cremosos por dentro como o caju-ameixa, esses ficam totalmente diferentes. Trata-se de um doce cristalizado realmente, os cajus ficam bem firmes e elásticos e depois de bem secos eles podem ser cortados em lâminas ou cubinhos e serem usados em bolos, tortas, pães e o que mais inventar.






CAJU CRISTALIZADO

Ingredientes

45 cajus
2 kg de açúcar
Açúcar cristal para envolver

Modo de fazer

Higienize muito bem os cajus, pois serão usados com a casca. Depois usando as mãos retire as castanhas e em seguida fure cada um com um garfo e esprema-os com as mãos. O suco não será utilizado nessa receita.
Coloque os cajus numa panela grande com água fervente  deixando cozinhar por 3 minutos contados após levantar a fervura. Escorra e deixe-os sobre um escorredor até que esfriem. Então os esprema com as mãos novamente para que percam o excesso de água.
Leve ao fogo uma panela com o açúcar e 1 litro de água quando formar uma calda rala acrescente os cajus reservados e cozinhe em fogo brando (bem baixinho) por 30 minutos com a panela tampada. Retire do fogo e reserve. No dia seguinte leve a panela ao fogo (sempre baixo) por mais 30 minutos. Essa operação deve ser repetida por três dias consecutivos, se a calda secar ou engrossar muito antes de ficar pronto acrescente um pouco de água.
Ao terceiro dia a calda deverá estar bem espessa (como mel de caju) e os cajus bem vidrados e de cor âmbar. Deixe esfriar na panela e só então os retire e coloque-os sobre uma peneira para que escorram. Cubra-os com um filó e leve a peneira ao sol ou mesmo a sombra fresca por cerca de cinco dias ou até que eles fiquem bem secos. Sempre que a peneira estiver úmida da calda que vai escorrendo, retire os cajus, lave e seque a peneira e retorne os cajus levando-os a secar novamente.
Passe-os em açúcar cristal e guarde em vidros ou recipientes bem secos.





Sobre a receita

. Os meus cajus demoraram bem mais que cinco dias para ficarem bem secos, talvez por causa da umidade dos dias chuvosos de fevereiro. De toda forma se depois de passá-los no açúcar cristal eles voltarem a ter uma aparência “úmida” retorne-os a peneira (mesmo já envolvidos em açúcar) por mais alguns dias.

. A receita original pede açúcar mascavo, fique a vontade para fazer o doce com esse tipo de açúcar ou mesmo com o açúcar cristal.

. Para um teste não receie em executar apenas a metade da receita.



Essa receita e fotos pertenciam ao blog Cozinha é Poesia