PÃO DE TRIGUILHO - PÃES ARTESANAIS
Com a volta das temperaturas baixas a vontade de fazer pães também retorna. Não tem coisa melhor e mais reconfortante que a casa rescendendo a cheiro de pão assando num fim de tarde frio e chuvoso como tem sido nesses dias de começo de inverno.
De textura muito elástica por causa da adição extra de glúten do triguilho esse pão se conserva macio por alguns dias apesar de levar pouca gordura na massa e ainda oferece fibras, tão desejáveis na nossa alimentação diária.
Se você ainda não experimentou usar o trigo para kibe (triguilho) no preparo de pães essa é uma excelente receita para começar a usar.
PÃO DE TRIGUILHO
Ingredientes
2 tabletes de fermento biológico (30g)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo – pode ser açúcar branco
1 ovo ligeiramente batido
1/2 (xícara) chá de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de sal – ou a gosto
7 xícaras (chá) de farinha de trigo – no máximo
1 xícara (chá) de triguilho (trigo para kibe)
2 xícaras (chá) de água quente
Para pincelar
1 ovo ligeiramente batido
Triguilho
Modo de fazer
Em um recipiente grande misture o triguilho e a água quente e deixe até esfriar.
A parte dissolva o fermento no leite ligeiramente morno e junte ao triguilho hidratado. Junte também a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal, misture bem. Acrescente cerca de 4 xícaras de farinha de trigo e mexa com uma colher ou espátula.
Passe a massa para a mesa e comece a trabalhar a massa com a mão em movimentos de ir e vir empurre a massa para cima com os dedos e puxe a para baixo como se estivesse rasgando-a. Faça isso por uns 10 minutos ou ate que a massa mude a coloração e fique com aspecto rendado. Acrescente o restante da farinha sempre aos poucos - provavelmente você não usará toda a farinha pedida na receita – Sove a massa por uns 15 a 20 minutos ou até que ela fique bem elástica. Divida-a em duas partes e forme duas bolas com elas, unte-as com óleo e deixe que cresçam em lugar abrigado até que dobrem o volume.
Após o tempo de crescimento, vire as bolas de massa sobre a bancada e abaixe-as amassando com a mão. Com uma faca divida cada uma em duas partes e forme quatro cilindros. Forme dois pães trançando os cilindros de massa. Aperte bem as pontas para que não se soltem ao assar. Passe os pães para assadeiras untadas e polvilhadas com fubá e triguilho. Pincele os pães com o ovo ligeiramente batido e polvilhe-os com triguilho. Aguarde que cresçam novamente.
Aqueça o forno com uns 15 ou 20 minutos de antecedência. Coloque as assadeiras com os pães e asse até que fique bem dourados. Para saber se já estão assados bata neles com os dedos você deverá ouvir um som oco. Retire os pães e deixe que esfriem sobre uma grade.
Rende 2 pães grandes
Sobre a receita
. Se preferir ao invés de modelar os pães em formato de trança, divida a massa, forme 2 rolos e asse em formas próprias para pães.
. Use medidas padronizadas, xícaras de 240 ml
Essa receita e fotos pertencia ao blog "Cozinha é Poesia" e foi postada originalmente em 14 de julho de 2010