terça-feira, 30 de julho de 2013
CANJICA DELICIOSA COM COCO E AMENDOIM
CANJICA DELICIOSA COM COCO E AMENDOIM
Coco fresco faz toda a diferença nessa canjica cremosa e deliciosa, esqueça seus pacotinhos de coco desidratado pelo menos nessa preparação. O coco fresco deverá ser muito bem batido no liquidificador com parte do leite integral pedido na receita até que se transforme num creme bem liso e é esse creme feito de coco que a deixará deliciosamente cremosa mesmo depois de gelada.
A maioria das pessoas só se lembram de fazer canjica nos meses frios do ano, mas, ela também poderá ser consumida durante o ano todo é só uma questão de hábito. Experimente servi-la geladinha nos meses quentes de férias quando toda energia é pouca e a gente nem de longe pensa em contar calorias. Para uma apresentação bem atual, coloque a canjica em copinhos e polvilhe com mais amendoim, será sucesso!
CANJICA DELICIOSA COM COCO E AMENDOIM
Ingredientes
250 g de milho branco para canjica
500 ml de leite integral quente
1 lata de leite condensado (395g)
1 pau de canela (grande)
1 xícara (chá) de açúcar – se gostar mais doce use 1e ½ xícara
1 coco fresco (pequeno) cortado em pedaços e sem a pele marrom
200 g de amendoim torrado, sem a pele e triturado grosseiramente
Modo de fazer
Deixe o milho para canjica de molho em água por no mínimo 12horas – eu costumo deixá-lo véspera. Escorra água e leve a cozinhar em panela de pressão com aproximadamente 1 litro de água e 1 pau de canela por cerca de 1 hora em fogo baixo – eu coloquei um pouco mais de água! Resfrie a panela e abra para ver o ponto de cozimento do milho de canjica, deverá ficar bem macio. Se ainda estiver muito firme acrescente um pouco mais de água que agora deverá estar "quente", tampe e cozinhe por mais alguns minutos.
Enquanto isso leve o leite para aquecer.
Coloque o coco cortado em pedaços no copo do liquidificador e junte 1 xícara do leite aquecido. Bata na velocidade alta até que se transforme num "creme". Reserve.
Acrescente o restante do leite aquecido à canjica já cozida, junte também o leite condensado, o açúcar e o coco batido no liquidificador. Misture bem e de agora em diante é aconselhável não sair de perto da panela e nem deixar de mexer por que costuma grudar no fundo com facilidade. Quando começar a ferver se achar necessário reduza a chama do fogão e continue mexendo até que a canjica engrosse – não demorará muito para que isso aconteça – Deixe a canjica com bastante líquido que ao esfriar ele se transformará num creme delicioso!
Passe para um recipiente grande e cubra com filme plástico para não formar uma película em cima.
O amendoim deverá ser acrescentado somente na hora de ir à mesa e servir. E você poderá servi-la morna ou fria ou gelada nos dias de verão!
Sobre a receita
. Mesmo se tiver que transportar a canjica pronta para algum lugar prefira levar o amendoim torrado e já triturado em um recipiente separado e acrescente somente na hora de servir. Faz uma diferença e tanto!
. Depois que a canjica estiver cozida ou mesmo durante o seu cozimento, nenhum líquido seja leite ou água deverá ser acrescentado à ela frio. Se isso acontecer os grãos irão se enrijecer e ficarão duros, é o que a gente chama de "encruar", espero que essa triste, infeliz e fatídica experiência nunca tenha acontecido com você...
Marcadores:
Amendoim,
Canjica,
Coco,
Cozinha Brasileira,
Doces Caseiros,
Receitas com Grãos,
Receitas Doces,
Sobremesas