Índice de Receitas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DOCE DE CAJU-AMEIXA






DOCE DE CAJU-AMEIXA




O doce de caju-ameixa é uma iguaria típica do nordeste brasileiro.Para quem aprecia essa fruta com a cara do Brasil, o sabor e a textura desse doce é algo inesquecível!



A receita original desse doce leva o dobro da quantidade de água e é feita em fogão a lenha, onde é preparado preguiçosamente num canto da chapa do fogão. O doce passa cerca de 12 horas em fogo muito lento,no final da preparação os cajus ficam muito escuros, quase pretos.
A receita apresentada aqui é uma adaptação feita por mim para o fogão convencional a gás, portanto não se esqueça o segredo para obter a coloração escura é executar a receita em fogo bem lento. Escolha se possível cajus grandes e carnudos podendo ser da variedade vermelha ou amarela.






DOCE DE CAJU-AMEIXA

Ingredientes:

30 cajus maduros
1 kg de açúcar
2 litros de água

Modo de Fazer:

Lave bem os cajus e retire as castanhas sem usar faca,vá torcendo com as mãos até arrancar.
Depois com um garfo fure várias vezes os cajus, um por um,não é necessário espremer, basta furar.
Numa panela grande, junte a água e o açúcar e mexa com uma colher, junte os cajus, misture e leve ao fogo alto.
Quando levantar fervura abaixe, deixando em fogo brando.Deixe cozinhar por 2 horas, então desligue e reserve até o outro dia.
No dia seguinte volte a panela ao fogo brando e cozinhe por mais 2 horas.
Se a calda secar antes desse tempo, atrase o ponto do doce acrescentando ½ xícara de água fria, sempre pelas bordas da panela. Você pode "atrasar" o ponto do doce quantas vezes achar necessário até que ele atinja a coloração marrom escura característica do caju-ameixa.
O doce estará no ponto quando a calda praticamente secar, ela deve ficar como uma espuma grossa e de cor caramelo bem escuro, cuidado pra não deixar queimar.
Os cajus devem ficar bem escuros, quase pretos.
Deixe-os esfriar na panela.
Então retire um por um  (se eles estiverem grudados aqueça a panela para facilitar) e coloque -os sobre uma peneira, deixe escorrer e tomar um pouco de ar até que sequem um pouco (cubra com filó).
Eles parecerão pegajosos no início mas ao escorrerem mudarão de aspecto. Deixe escorrendo por dois ou três dias em local bem protegido. Poderá demorar até mais tempo para que os cajus fiquem bem escorridos, principalmente se houver muita umidade no ar.
Depois de bem escorridos passe-os para um recipiente com tampa.



Essa receita e fotos pertenciam ao blog “Cozinha é Poesia”